quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Avaliação Externa

O desafio de universalizar a escola no Brasil já foi praticamente vencido. Hoje, a questão passa mais pela qualidade do que é ensinado em sala de aula do que propriamente pelo acesso. Para medir o nível da educação básica no país, criou-se uma série de avaliações externas, como o Saeb, a Prova Brasil, Provinha Brasil (federais), PROALFA e PROEB (estadual-MG). A partir dos resultados desses exames, é possível se pensar em novas políticas públicas educacionais
A avaliação é um indicador que reflete aquilo que foi feito no processo pedagógico. O processo pedagógico é que garante a formação ampla das crianças e dos jovens.

Para abordar as avaliações externas, a  MAGISTRA promoveu uma Roda de Conversa (que é um espaço de discussões e reflexões sobre o contexto educacional brasileiro, ações e projetos de Minas Gerais).

Pensando na importância do tema e na formação continuada dos profissioais da escola e dos membros do Colegiado Escolar, sugiro a equipe gestora um encontro ou uma reunião, pode ser a do Módulo II para realizar um estudo dialogado a partir da roda de conversa.

  1. Sugiro que comece com o vídeo chamado O olhar do Educador http://youtu.be/J_U6SDoC-ao Duração de 6 minutos.
  2. Distribuir para pequenos grupos tarjetas com perguntas, de forma que todos os grupos tenham as mesmas perguntas. Elas servirão de diagnóstico para a equipe gestora perceber o grau de conhecimento dos colaboradores sobre avaliações externas.
Exemplos de perguntas:
Quais são as avaliações educacionais externas? Quando foram implantadas? Qual a periodicidade? Qual o objetivo? Como avaliam a efetividade dessas avaliações? Qual a difrença entre matriz de ensino e matriz de avaliação? Como avaliar e interpretar os resultados? O que a escola fez para ter esses resultados? O que podemos fazer a partir dos resultados? A divulgação dos resultados surte efeito na prática pedagógica?
3. Ver os vídeos (pode dividir em duas reuniões. Na primeira o vídeo 1 e na segunda os vídeos 2 e 3)
http://youtu.be/F8SCiUxojdc parte 1, Duração: 22 minutos e 19 segundos
http://youtu.be/xzEr9BLUxXc parte 2 Duração:8 minutos e 28 segundos
http://youtu.be/a1ATQHUax08 parte 3 Duração: 17 minutos e 36 segundos

Programas exibidos em 27 de agosto de 2012 pelo Canal Minas Saúde.
4. Discutir as perguntas e o vídeo.
5. Solicitar sugestões para a prática pedagógica.
6. Reflexão: História do Lápis.

Observações: Não esqueça do ambiente pedagógico. Faça cartazes com os resultados das avaliações do Brasil, de Minas Gerais, do seu município e da escola, de forma bastante apresentável. Não esqueça os resultados do IDEB http://www.portalideb.com.br/  Veja versão anterior  do "site", no lado direito, parte superior, escrito em azul. Leve também os boletins pedagógicos / revistas pedagógicas do PROALFA/PROEB, livros da Prova Brasil.

Lembrem-se que é só uma SUGESTÃO.

Atenciosamente,
Silvana Caixêta
Analista Educacional DIRE/SRE Unaí
(38) 3677-9516

Nenhum comentário:

Postar um comentário