Fatores como sociabilização e maturidade neurológica podem explicar por que alunos adiantados apresentaram desempenho pior em avaliação
Fonte: Revista Educação
Dados da Prova ABC mostram que alunos em idade escolar correta têm
melhor desempenho do que os demais. O mais impressionante, porém, é que
assim como os defasados, os alunos adiantados na relação idade/série
demonstraram piores resultados em todas as disciplinas avaliadas.
Instituída por uma parceria entre Todos Pela Educação, Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
Fundação Cesgranrio e Instituto Paulo Montenegro/Ibope, a prova foi
aplicada no primeiro semestre de 2011, com o objetivo de avaliar o
aprendizado dos concluintes do 3o ano do ensino fundamental em leitura,
escrita e matemática.
Dos 5.875 alunos participantes, 79,5% tinham entre 8 e 9 anos, 20,1%
estavam defasados e 0,5% da amostra compôs o quadro de estudantes
adiantados, ou seja, com menos de 8 anos. Em escrita, por exemplo, 57,9%
dos alunos entre 8 e 9 anos obtiveram desempenho adequado, enquanto
apenas 40,7% dos adiantados e 35,2% dos defasados apresentaram
resultados satisfatórios.
A diferença exposta pela Prova ABC serve de alerta, segundo Priscila
Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação. "Existe uma pressão da
parte de alguns pais que insistem em adiantar a entrada de seus filhos
no ensino fundamental, mesmo que a lei determine uma idade correta.
Nessa etapa, qualquer tipo de antecipação pode ser ruim", afirma.
Para Priscila, o baixo desempenho pode ser explicado por duas razões
principais: a falta de maturidade neurológica, que determina o
desenvolvimento da coordenação motora, fundamental para a escrita, entre
outras tarefas, e a sociabilização da criança. O descompasso etário nas
relações sociais dentro da escola também ajuda a explicar por que os
alunos atrasados têm pior desempenho.
A Prova ABC foi aplicada em todas as capitais do país a alunos das
redes pública e privada. Cada estudante respondeu a 20 itens de leitura
ou matemática e escreveu uma redação a partir de um tema único. A escala
do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi
utilizada para medir o aprendizado.
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